sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Festividades Judaicas

Para a comunidade judaica, o mês de setembro representa um momento de renovação. De acordo com Tuca  Abramcgyk, cliente de Debby e Ethel, neste mês acontecem as três principais festividades: Iom Kipur, Rosh Hashaná e Sucot. "Comemoramos o ano novo judaico e dez dias depois, vem a festa de contemplação e depois, vem o início da colheita", explica Tuca.

Sendo compradora dos acessórios de Debby e Ethel há aproximadamente quatro anos, Tuca aproveita a ocasião para presentear sua filha, sobrinhas e amigos com escapulários. "É um presente lindo e ótimo", ressalta.

Com detalhes  delicados, o Escapulário Judaico prata  contem um lado a estrela de David e outro com o símbolo "CHI" (se pronuncia RÁI) que significa vida.



Quer saber um pouco mais sobre as festividades judaicas? Leiam artigo publicado no Blog  Pitadas e Palpites:


Shana Tová


No último mês do ano judaico – o mês de Elul – começa a preparação para os Iamim Noraim. Durante todo este mês, nas sinagogas, toca-se o Shofar para começarmos a lembrar o que fizemos durante esse ano, o que aconteceu conosco e no mundo. Tanto Rosh Hashaná como Iom Kipur são feriados puramente religiosos, onde celebramos D’us como O Criador do Universo, enfatizando a importância de analisarmos a moralidade, a consciência, espiritualidade e a santidade.  Iamim Noraim são os sete dias entre Rosh Hashaná e Iom Kipur : um período de reflexão intensa e de ações imediatas.  
               
Rosh Hashaná marca o início do ano judaico que sempre começa na lua nova do mês de Tishrei, numa contagem que começou com a Criação do Mundo, pela Torá. Nestes dias nossas rezas enfatizam o “retorno a D’us”, pedindo a Ele que nos escute e ajude-nos a rever nossas ações. Dez dias depois, temos Iom Kipur, o dia mais sagrado do ano, o Dia do Perdão: com nossas reflexões feitas pedimos a D’us que nos proporcione uma vida boa no novo ano. Ao final de Iom Kipur, na sinagoga, escutamos o toque do shofar várias vezes e reafirmamos nosso compromisso com D’us.

Em Rosh Hashaná temos como costume enviar cartissim brachá (cartões de Feliz Ano Novo) aos amigos desejando um Shaná Tová Umetucá (um ano bom e doce), comer chalá agulá, tapuach bidvash (maçã com mel) e ugá dvash (bolo de mel). Em Iom Kipur, após o jejum de um dia, costumamos fazer uma refeição farta, junto de nossos familiares e amigos, também com comidas doces.

Nenhum comentário: