terça-feira, 26 de março de 2013

Pêssach - Páscoa Judaica

Escapulário Judaíco prata estrela de David.
Um lado contém a estrela de David e outro com o símbolo
 "CHI" (se pronuncia RÁI) que significa vida.


O dia  de ontem (28) foi marcado  pelo início do Pêssach ou Páscoa Judaica e representa a libertação do povo de Israel, sendo a segunda entre as três festas que acontecem no ano novo judaico. Esta data festiva simboliza a saída do povo judeu e a redenção da escravidão no Egito.



Pêssach ou "Passagem", é uma das comemorações mais importantes no Judaísmo, sendo marcado por alguns rituais como chamêt. De acordo com o site Visão Judaica, alguns rituais são feitos para preparar a casas para esse evento. Entre eles estão: não possuir, consumir ou tirar proveito de produtos comestíveis à base de grãos fermentados (chamêts) como por exemplo o trigo, cevada, centeio, aveia e espelta ou de seus derivados, mesmo em quantidade mínima, limpar o fogão por inteiro com um palito especial e lavar as partes com água corrente, usar toalhas e guardanapos de pano somente após lavá-los com água quente, entre outros. 



Esta data também é uma ótima oportunidade para quem deseja presentear amigos e familiares com escapulários judaicos. Além de delicados, são símbolos de muita proteção.

Para comemorar esta data, separamos um lindo vídeo para vocês apreciarem!





Onde encontrar os Escapulários Judaicos

Loja Virtual Debby e Ethel  - Mercado.etc www.mercado.etc.br/de0405

Ou através dos contatos:
Deborah E. Kacelnik - deborahekacelnik@gmail.com                                        
Ethel Akkerman - ethelfono@uol.com.br 

Nenhum comentário: